DIANTE DA CRUZ

Publicado: 22/05/2010 em Carmelo São Jose

Toda festa exige uma preparação. A Páscoa é a maior festa cristã. Por isso a Igreja propõe para nós 40 dias de intensa oração e jejum. Lendo uma Carta de Santo Tomás de Aquino, pensei que seria oportuno transcrevê-la aqui: “Que necessidade havia para que o Filho de Deus sofresse por nós? Uma necessidade grande e dupla: para ser remédio contra o pecado e exemplo do que devemos praticar. Remédio, porque na sua paixão encontramos a cura contra todos os males que nos sobrevêm por causa dos nossos pecados.

Mas também exemplo. Quem quiser viver na perfeição, pode buscar desprezar aquilo que Cristo desprezou na cruz e desejar o que ele desejou. Na cruz não falta nenhum exemplo de virtude.

Exemplo de caridade: Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos (Jo 15,13). Se ele deu sua vida por nós, não devemos considerar penoso qualquer mal que tenhamos de sofrer por causa dele.

Exemplo de paciência! Quando alguém suporta com serenidade grandes sofrimentos, ou quando pode evitar os sofrimentos e não os evita. (1Pd 2,23); Is53,7; At 8,32; Hb 12,1-2).

Exemplo de humildade, contempla o crucificado: Deus quis ser julgado sob Pôncio Pilatos e morrer.

Exemplo de obediência: Como pela desobediência de um só homem, isto é, de Adão, a humanidade toda foi estabelecida numa condição de pecado, assim também pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça (Rm 5,19).

Exemplo de desprezo (Cl 2,3). Na cruz está despojado de suas vestes, escarnecido, cuspido, espancado, coroado de espinhos e, por fim, tendo vinagre e fel como bebida para matar a sede”.

Estimados Irmãos e Irmãs, proponho-lhes nesta quaresma, contemplar todos os dias, ao menos por alguns minutos, a Cruz de Cristo. Façam o exercício da Via-Sacra. Meditem na Paixão do Senhor.

Olhem para o Senhor derramando Seu Sangue Precioso por nosso amor.

Foi diante da Cruz que pude compreender o mistério mais profundo do Amor. Foi diante da Cruz que pude ver que não existe amor mais verdadeiro do que aquele que se dá sem temer.

Mãos e pés cravados numa cruz. Coração chagado e transpassado que nos acolhe, nos envolve no seu amor.

Escondei-vos nas Chagas abertas de Jesus! Lavai-vos e purificai-vos no Seu Sangue Divino!

Uma Santa e abençoada semana  para todos!

Irmã Elisabeth

Carmelo São José

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s